Olá a todos sejam bem-vindos

Este meu blog, tem como objectivo a elaboração do E-fólio A
Unidade Curricular de: Educação e Internet
Linceciatura em Educação - Universidade Aberta 2008/2009
Aluna:700439 Turma:1 2 º Ano
16/11/2008
Espero que os meus visitantes gostem o meu blog :-)

sábado, 11 de outubro de 2008

Educação online

Educação a distância tem proporcionado gerações de estudantes a oportunidade perseguir os seus objectivos educacionais fora do sistema escolar tradicional. Ela permitiu inúmeros estudantes a possibilidade de continuar a sua educação, ao mesmo tempo que lhes permita manter as suas obrigações para com as suas famílias e os empregadores. Enquanto distância educação não é para todos, tem certamente resistiram ao teste do tempo.

O que se segue é uma breve cronologia dos acontecimentos relacionados com a educação distância.

No final da Primeira Guerra Mundial, surgiram novas iniciativas de ensino a distância em virtude de um considerável aumento da demanda social por educação, confirmando, de certo modo, as palavras de William Harper, escritas em 1886:
•"Chegará o dia em que o volume da instrução recebida por correspondência será maior do que o transmitido nas aulas de nossas academias e escolas; em que o número dos estudantes por correspondência ultrapassará o dos presenciais."
•O aperfeiçoamento dos serviços de
correio, a agilização dos meios de transporte e, sobretudo, o desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação influíram decisivamente nos destinos da educação a distância. Em 1922, a antiga União Soviética organizou um sistema de ensino por correspondência que em dois anos passou a atender 350 mil usuários. A França criou em 1939 um serviço de ensino por via postal para a clientela de estudantes deslocados pelo êxodo.

•A partir daí, começou a utilização de um novo meio de comunicação, o
rádio, que penetrou também no ensino formal. O rádio alcançou muito sucesso em experiências nacionais e internacionais, tendo sido bastante explorado na América Latina nos programas de educação a distância do Brasil, Colômbia, México, Venezuela, entre outros.
•Após as décadas de
1960 e 1970, a educação a distância, embora mantendo os materiais escritos como base, passou a incorporar articulada e integradamente o áudio e o videocassete, as transmissões de rádio e televisão, o videotexto, o computador e, mais recentemente, a tecnologia de multimeios, que combina textos, sons, imagens, assim como mecanismos de geração de caminhos alternativos de aprendizagem (hipertextos, diferentes linguagens) e instrumentos para fixação de aprendizagem com feedback imediato (programas tutoriais informatizados) etc..

A educação online, veio revolucionar o sistema de ensino, passamos de um ensino presencial ou a distância, para o ensino online. De acordo com Harasim (2000), o primeiro curso inteiramente online apareceu em 1981.
Com o advento do computador pessoal e do desenvolvimento da internet, a distância da educação tem evoluído para um elemento extremamente importante da educação moderna. A maior parte da América do Norte em cada universidade oferece cursos online, enquanto um todo artesanal tem formado em torno do conceito de educação online. Há inúmeros cursos online à disposição dos membros do público em geral. A coisa maravilhosa sobre a educação online é que não existem fronteiras, e potenciais alunos no mundo inteiro têm agora acesso às mesmas oportunidades, online aprendizagem tem a capacidade de tornar o mundo um lugar melhor. ( vide video das As Vantagens da educação online)De certa forma, ela já tem. No entanto deveriam ser criados oportunidades para todos terem acesso a estas tecnologias, visto que os níveis económicos varias muito entre a sociedade. *
Fontes:
http://emiliapintoguim.blogs.sapo.pt/3032.html
http://www.nead.unisal.br/html/ead/historico.html
http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=75709

O papel do Professor num contexto online
A educação a distância online – professor e o aluno não se encontram no mesmo espaço físico, pode ou não ter momentos presenciais, embora possam estar junto através das tecnologias.
Como o avanço das tecnologias, aparece os professores online, aos professores online são incutidos de novos objectivos, novas tarefas, novos horizontes, um novo papel, papel esse imprescindível para a continua deste sistema de ensino, subdividindo-se em dois pontos fundamentais, que são os seguintes:
* O professor é um motivador, um facilitador da aprendizagem

* Compete ao professor é um criador aprendizagem num contexto social

Ele responde as nossas questões; cria fóruns de discussão; da exemplo, modelos por forma a nos facilitar os trabalhos, as tarefas a realizar; propõe actividades formativas; dá-nos orientações; inventiva a discussão e a reflexão do grupos; a cooperação e interacção do grupo; partilha os seus conhecimentos, as suas experiências; incentiva o desenvolvimento do s alunos
Desenvolve a empatia do próximo; une o grupo, de modo a promove a criação do grupo, e evitando o isolamento do aluno; promove ao desenvolvimento da cultura e o intercambio de culturas.
Sem ele não seria possível a construção de conhecimento e saberes sólidos…

... por isso ele tem que ser :

Um mediador, um motivador, um animador, Um supervisor

Fonte:
۩Morgado, LinaO papel do professor em contextos online


Sem comentários: